WRC

Elfyn Evans “sobrevive” no Rali do Japão

O piloto britânico em Toyota GR Yaris Rally1 ascendeu hoje ao comando do Rali do Japão, 13.ª e última prova do Campeonato do Mundo, depois de um dia que teve duas especiais interrompidas e duas canceladas.

(auto.look2010@gmail.com)

Duas das seis especiais do dia anuladas, duas neutralizadas, duas cumpridas e uma encurtada eis o balanço do segundo dia do Rally Japan que terminou com o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) no comando da prova.

O piloto inglês usufrui uma vantagem de 3 segundos sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) e 5,1” sobre o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1).

A direcção da prova começou por ter de intervir logo na primeira classificativa do dia quando o carro do espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1) pegou fogo, o que fez com que só 12 equipas cumprissem o troço em competição.

O francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), que tinha começado o dia do comando, por ter sido o mais rápido na super-especial efectuada na véspera, a perder mais de 2m30s, por ter sofrido um furo e ter mudado a roda.

Para manter o horário da quarta prova de classificação, a organização decidiu anular a terceira especial, com a caravana a rumar à quarta, que seria neutralizada, em consequência do desiste do irlandês Craig Breen (Ford Puma Rally1), quinto da geral, com o inglês Gus Greensmith (Ford Puma Rally1) também ele a bater numa barreira, mas a conseguir concluir a classificativa.

A repetição das três especiais do dia começou com o encurtar da primeira de 23,29 km para 14,33 km, em consequência do acidente de Dani Sordo, para que os concorrentes não passassem pelo local onde o carro do espanhol tinha ardido, a segunda foi a primeira a ser cumprida de forma normal e a terceira foi anulada por o irlandês ter deitado abaixo uma barreira, com os destroços a impedirem a normal circulação dos carros.

Apesar de todos os imprevistos que têm marcado a prova, a luta pela vitória tem sido intensa, com Kalle Rovampera a suceder a Sébastien Ogier no comando, logo no início do dia, a perder a posição para Elfyn Evans e Thierry Neuville, que terminaram a primeira volta empatados, com 0,7” de vantagem sobre o finlandês, para o inglês desempatar a igualdade no início da segunda volta e a manter o comando até ao final do dia.

Entre os RC2 a luta tem sido entre os finlandeses Emil Lindholm (Skoda Fabia Rally2 Evo) e Sami Pajari (Skoda Rally2 Evo), que fizeram o mesmo tempo na Super Especial, para o primeiro assumir o comando do agrupamento até à última especial cumprida, altura em que o segundo ascendeu ao comando, com o seu compatriota Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally2) a intrometer-se entre os dois carros da marca checa, com os três a estarem separados por 15,7”.

Amanhã mais três especiais percorridas por duas vezes, sendo uma delas a Super Especial de Okazaki City (1,40 km), e uma por uma vez, esperando-se que a prova possa decorrer sem os incidentes que marcaram o dia de abertura.

Classificação, após sete especiais – 1.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 57’18,8”; 2.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundia i02 N Rally1), a 3,0”; 3.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 5,1”; 4.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 13,9”; 5.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 20,6”; 6.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), a 2’00,4”; 7.º, Sami Pajari/Enni Malkonen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2’21,8” (1.º, RC2);  8.º, Teemu Suninen/Mikko/Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 2’27,1”; 9.º, Emil Lindholm/Reeta Hamalainen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2’30,2”;  10.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’49,8”. Estão classificadas mais 23 equipas.

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